Princípios básicos do jogo cooperativo
Para começo de conversa, é bom que se saiba do que estamos falando: O JOGO COOPERATIVO. Trazemos aqui um pouco do contexto filosófico, histórico e metodológico dos JC.
Os jogos cooperativos têm como principal objetivo socializar as pessoas, quebrar diferenças e barreiras sócio-culturais que possam existir, através de atividades compensadoras que aliviam o stress, e que não estão presentes nos jogos competitivos em geral. Claro que não se pode questionar a importância do jogo competitivo, mas se faz necessário que se encontre um modo alternativo de trabalho, onde o foco final não seja jogar contra o outro, e sim com o outro. É desse princípio que partem os JC, tendo como objetivo unir o grupo que está participando, através de uma meta coletiva, e não uma meta individual. Com isso podemos notar que a motivação dos JC está direcionada em superar medos, desafios e obstáculos, próprios e/ou externos, e não superar o outro, desenvolvendo atitudes de empatia, cooperação, estima e comunicação.
Existem diversas definições de JC, mas trazemos duas, as que consideramos as mais completas:
“Cooperação é a capacidade de trabalhar em prol de uma meta comum. Está relacionado com o desenvolvimento das habilidades necessárias para poder resolver problemas em conjunto, ou seja, integra-se com os sentidos de solidariedade e organização.” Guillermo Brown, 1994.
“Cooperação é um processo de interação social, em que os objetivos são comuns, as ações compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.” Reinaldo Soler, 2002.
A pedagogia dos JC segue um ciclo de ensinagem que pode ser resumido em vivência, reflexão e transformação. Isso é, executando um jogo qualquer não-cooperativo, posso passar, com minha turma, por um momento de reflexão onde todos irão expor o que houve de bom e de ruim na experiência, transformando-a em algo mais agradável, transformando-a em um jogo cooperativo e assim voltando à vivência, desta vez com as modificações necessárias. Sendo assim temos a seguinte máxima de ensinagem dos JC, que pode ser cíclica, como mostra o esquema:
<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---<---
Nenhum comentário:
Postar um comentário